Dia Nacional da Juventude anima a cidade do Rio de Janeiro

Jovens vindos de todas as regiões do Rio lotaram o ginásio do Colégio N. S. de Lourdes, em Vila Isabel, no dia 19 de outubro, para comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Nem mesmo a chuva fina e o frio desanimaram a galera que começou a chegar antes das 9h, horário previsto para o início.
A festa foi animada, na parte da manhã, pela Comunidade Shalom e na parte da tarde, pela banda Frutos de Madjugorje. Ao longo do dia houve apresentações de dança e teatro, pregações, adoração e às 13h foi celebrada a santa missa presidida por Dom Antonio Augusto. Para encerrar, muita música eletrônica com os DJs da Cristoteca.
A cada ano é proposta uma temática que gere reflexão e ação relacionada com alguma situação que aflige a juventude. O tema nacional deste ano é “Juventude e os meios de comunicação”, mas a arquidiocese do Rio achou melhor continuar trabalhando o tema da Campanha da Fraternidade, “Escolhe, pois a vida”.
O DNJ foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar esses debates mais próximos da realidade brasileira. Durante a homilia Dom Antonio Augusto propôs a tentativa de trazer a Jornada Mundial da Juventude para o Rio de Janeiro em 2014. Foi ovacionado e, brincando, respondeu “Para isso, o DNJ do ano que vem precisa lotar o Maracanã.”. Agora, é esperar pelo próximo ano.
Por: Márcia Callegario





Nenhum comentário:
Postar um comentário